20.9.06

in.fin.it.o

Chegando em casa ontem à noite, após uma bela aula sobre a morte, avistei algo que me transportou imediatamente à infância. Não sei se não utilizam mais este tipo de coisa ou se eu que parei de repará-las!
Antes, quando criança, adorava aqueles canhões de luz que dançavam no céu, normalmente colocados na entrada de alguma festa. Costumava passar longos minutos observando e tentando descobrir se as luzes simplesmente giravam pelo céu, ou se havia um padrão para os movimentos, e assim, tentava prever o caminho que fariam, além de, como uma autêntica criança, formular inúmeros porquês...
Porque eu vejo a bola do fim do raio de luz se o mundo não tem teto?
Será que a luz atravessa as nuvens e continua do outro lado?
E se a luz acertar um avião, assusta os passageiros?
Engraçado é que sempre associava esses canhões de luz – também usados para chamar o batman – à festas enormes, pois na minha percepção infantil eram caríssimos, uma vez que a luz não vinha de lâmpadas comuns, mas na verdade eram raios laser – dos que não machucam nem destroem nada – que produziam esses fachos luminosos e iam até o infinito.
Esta sem dúvida era a parte que mais me interessava: ir até o infinito.
Dormi pensando nisso após ter visto as luzes, uma série de vezes. Com base nas respostas que recebia às perguntas sobre o laser, e nas aulas de ciências, tentava imaginar até onde realmente estes raios alcançavam...
...bom, se passa pela atmosfera, consegue ir bem longe, já que o espaço é vazio, e, a não ser que o raio bata bem de frente com um planeta, ele segue numa boa, afinal acho que a luz do laser não vai gastando ou enfraquecendo só porque está indo mais longe.. mas será que alguém, em algum destes planetas pelo qual o raio de luz passa, consegue ver ele passar? se consegue, não deve entender nada!